Exames

Imagens

Veja uma descrição mais detalhada de alguns dos nossos Exames de Imagem.

Acuidade Visual

O teste de Acuidade Visual, mais conhecido como “exame de vista” é um dos exames médicos comuns em provas e concursos militares. Acuidade Visual é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Simplificando mais, seria o nível de “nitidez” com que o olho consegue enxergar.

Angio Ressonância

A Angio Ressonância ou Angiografia por Ressonância Magnética é um método de exame não invasivo utilizado para visualizar as veias e artérias do corpo.

Veja mais

Ecocardiograma

É um exame que nos dá informações sobre a anatomia ou morfologia do coração. Ele permite avaliar as medidas e a mobilidade das paredes das diferentes cavidades do coração, as válvulas cardíacas e sua capacidade funcional, o fluxo do sangue e a direção desse fluxo. Revela ainda anomalias congênitas ou adquiridas do coração. Analisa o pericárdio (membrana que envolve o órgão), indicando a presença ou não de derrames.

Eletrocardiograma

O ECG é um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco e para a detecção de isquemia do coração. O eletrocardiograma é também de grande valor na avaliação de outros tipos de anormalidades cardíacas, incluindo doenças das válvulas cardíacas, cardiomiopatia, pericardite e sequelas cardíacas da hipertensão arterial.

Eletroencefalograma

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos. O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade.

Espirometria

O teste de espirometria é um exame de diagnóstico que permite medir o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Ela é útil para avaliar indivíduos com problemas respiratórios como bronquite, asma, penumonia, tosse e falta de ar, por exemplo. A espirometria serve para saber se a quantidade de ar inspirado é suficiente para o indivíduo ou se há alguma obstrução à passagem do ar, como a presença de um corpo estranho, diminuição do tamanho dos brônquios por reação alérgica como ocorre no caso da asma, ou por secreções no local.

Ressonancia

A ressonância magnética é um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético. A ressonância magnética é realizada através de ondas de rádio fotografa e filma o interior do corpo humano.

Veja mais

Teste Ergométrico

O Teste Ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Avalia também a capacidade funcional cárdiorrespiratória; detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.

Tomografia

Sua utilidade médica é muito grande nos dias atuais, permitindo o diagnóstico de muitas doenças, avaliação de sua gravidade e até auxiliando no tratamento ao orientar procedimentos terapêuticos invasivos. Permite, por exemplo, detectar a presença de neoplasias nos mais variados segmentos do corpo e avaliar sua localização, agressividade local e extensão a distâncias (metástases).

Veja Mais

Ultra-sonografia geral

A visualização através do ultra-som é uma técnica médica usada para reproduzir imagens dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo. Um transdutor transmite ondas sonoras até a área a ser examinada, que reflete essas ondas sonoras. O sistema de ultra-som converte as ondas sonoras refletidas em imagens bidimensionais. A visualização por ultra-som é utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de doenças e em procedimentos cirúrgicos especializados. Algumas das aplicações do ultra-som são: exames do abdômen, função renal, pélvico ginecológico, obstetrícia, urologia, mama, tiróide, musculoesquelética, cérebro-vascular, vascular periférica, transcraniana, cardiologia, exames neonatais e pediatria.

Ultra-som Abdômen

O ultrassom de abdômen é um exame radiológico, que como o próprio nome diz, utiliza um aparelho de ultrasonografia para gerar imagens do abdômen com o objetivo de se diagnosticar e/ou excluir doenças.

Ultra-som com Doppler

O ultra-som com doppler é um exame que produz imagens e sons para avaliar o fluxo sanguíneo de artérias e veias de diferentes partes do corpo. Pode ser feito no pescoço, pernas, braços e, se necessário, durante a gestação. É um método comum, não invasivo, rápido e relativamente barato de diagnóstico por imagem.

Vulvoscopia

A vulvoscopia é um exame de diagnóstico que permite a visualização da vulva da mulher em uma amplitude 10 a 40 vezes maior, evidenciando alterações que não podem ser vistas a olho nu. É feita no consultório, não causa dor e geralmente é feita juntamente com o exame do colo do útero, com o uso de reagentes como ácido acético, azul de toluidina (teste de Collins) ou solução de iodo (teste de Schiller).