Exames

Imagens

Veja uma descrição mais detalhada de alguns dos nossos Exames de Imagem.

Acuidade Visual

O teste de Acuidade Visual, mais conhecido como “exame de vista” é um dos exames médicos comuns em provas e concursos militares. Acuidade Visual é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Simplificando mais, seria o nível de “nitidez” com que o olho consegue enxergar.

Angio Ressonância

A Angio Ressonância ou Angiografia por Ressonância Magnética é um método de exame não invasivo utilizado para visualizar as veias e artérias do corpo.

Veja mais

Eletrocardiograma

O ECG é um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco e para a detecção de isquemia do coração. O eletrocardiograma é também de grande valor na avaliação de outros tipos de anormalidades cardíacas, incluindo doenças das válvulas cardíacas, cardiomiopatia, pericardite e sequelas cardíacas da hipertensão arterial.

Eletroencefalograma

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos. O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade.

Espirometria

O teste de espirometria é um exame de diagnóstico que permite medir o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Ela é útil para avaliar indivíduos com problemas respiratórios como bronquite, asma, penumonia, tosse e falta de ar, por exemplo. A espirometria serve para saber se a quantidade de ar inspirado é suficiente para o indivíduo ou se há alguma obstrução à passagem do ar, como a presença de um corpo estranho, diminuição do tamanho dos brônquios por reação alérgica como ocorre no caso da asma, ou por secreções no local.

Raio X

Raio X DE Tórax PA

é realizado para exames admissionais, demissionais e periódico à colaboradores e para concursados que serão expostos no local de trabalho ao, pó, névoa, câmaras frias, tintas e solventes.

É realizado antes da contratação, será estipulada pelo Médico Coordenador do PCMSO, durante o exercício da função e na demissão, para avaliar a condição.

O raio X de tórax PA , permite avaliar as estruturas dessa região como os pulmões, o tamanho e a contorno do coração, mediastino, pleura, diafragma e os ossos da caixa torácica (costelas, externo e vértebras), inclui-se ainda os grandes vasos e a traque.

Apesar de ser simples, o exame radiológico do tórax ajuda o médico a detectar várias doenças com problemas respiratórios e com patologias no conteúdo e nas estruturas próximas ao local fotografado durante o exame.

Não é necessário nenhum preparo para realização deste exame. No caso de gestantes, a conduta dos médicos costuma ser de adotar sempre o grau máximo de cautela e recomendam que as gestantes marquem, para depois do parto, exames não urgentes.

Raio-X Tórax (Pa+Perfil)

No Raio-X de Tórax Pa (Póstero-Anterior) + Perfil ou lateral é o exame da região do tórax em duas posições Solicitado, para exames admissionais,demissionais e periódicos pelo Médico Coordenador do PCMSO para identificar ou avaliar patologias na região do tórax.

Entre as mais comuns estão:
  • Fraturas
  • Pneumonia
  • Tuberculose
  • Doença Pulmonar Obstrutiva

Raio X – OIT

O Raio X OIT é um exame solicitado pelo Médico do Trabalho, de acordo com a atividade do colaborador na empresa.Ele é capaz de registrar imagens de órgãos internos, como por exemplo os pulmões.

Ao acrescentar OIT no rx de tórax, utiliza-se uma convenção internacional do trabalho, com informações registradas durante a interpretação do exame voltado para doenças ocupacionais. As sociedades de radiologia do mundo, procuraram desenvolver um método capaz de ser usado em qualquer lugar do planeta, para interpretar a radiologia e registrar as alterações decorrentes de exposição a poluentes em áreas de trabalho de um colaborador. A aceitação desses exames em qualquer lugar do planeta traz segurança e modernidade para qualquer serviço que oferece esse recurso.

Raio X da Coluna Vertebral

É um exame que pode ser pedido pelo Médico do Trabalho para colaboradores que carregam peso (carregadores, pedreiros, serventes, etc.)

Os Raios-X da coluna vertebral quando são solicitados pelo Medico do Trabalho tem como objetivo de avaliar e diagnosticar doenças que afetam qualquer área da a coluna vertebral e suas estruturas próximas.

Os Raios X da Coluna Vertebral, também podem ser realizados para diagnosticar:

  • Dor nas costas
  • No pescoço
  • Fraturas ou ossos quebrados
  • Artrite
  • Deslocamento ou deslizamento de uma vértebra sobre o que está abaixo dela Degeneração dos discos tumores
  • Anormalidades no alinhamento da coluna vertebral: como cifose,escoliose, ou anomalias congênitas

Tomografia

Sua utilidade médica é muito grande nos dias atuais, permitindo o diagnóstico de muitas doenças, avaliação de sua gravidade e até auxiliando no tratamento ao orientar procedimentos terapêuticos invasivos. Permite, por exemplo, detectar a presença de neoplasias nos mais variados segmentos do corpo e avaliar sua localização, agressividade local e extensão a distâncias (metástases).

Veja Mais